Trabalhando para promover a diversidade

Em LACNIC sabemos que uma participação ativa das mulheres promove a diversidade de idéias e enriquece as discussões em nossa comunidade, fato fundamental para o desenvolvimento de nossos processos definidos como participativos e abertos.

Hoje, que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, queremos compartilhar os esforços e iniciativas que promovemos para incentivar a participação das mulheres na vida institucional da organização.

Neste tempo, trabalhamos para incentivar a participação de especialistas em tecnologia como palestrantes dos eventos organizados por LACNIC. Em LACNIC 28, conseguimos atingir o número de 29% de palestrantes mulheres, e como referência, há 2 anos tivemos apenas 12%.

Do mesmo modo, o Programa FRIDA integrou a temática de gênero a sua chamada com um prêmio para mulheres que lideram projetos de inovação. Também, por meio do projeto Ayitic Goes Global, pretende-se promover a participação das mulheres haitianas no mercado digital.

A comunidade também compartilha esse interesse em dar maior destaque às mulheres nas áreas de tomada de decisões da Internet. Este impulso da comunidade é refletido na vida institucional de LACNIC. No ano passado, três mulheres se juntaram à organização ocupando posições de destaque. Vivian Valverde, uma engenheira de Costa Rica, com 16 anos de experiência no mundo das TIC, foi eleita pela comunidade para um cargo na Comissão Eleitoral. Enquanto isso, a venezuelana Paola Pérez, engenheira especializada em governança da Internet, foi escolhida como comoderadora do Fórum Público de Políticas. Assim mesmo, Rosalía Morales, atual diretora de NIC Costa Rica com mais de 15 anos de experiência profissional, foi eleita pelos membros para ocupar um cargo na Diretoria de LACNIC.

Em linha com a comunidade, desde LACNIC geramos ações para abrir novos espaços, tais como a lista de correio IT Women que permite a troca de ideias e contatos de networking. (http://bit.ly/2oQd6Dl)

Sabemos que este tipo de desafios exige tempo e devem ser tratados com abordagens abertas e em múltiplas dimensões. A cultura da inclusão é permeada na equipe de LACNIC, em que 53% dos colaboradores são mulheres. Além disso, um dos objetivos estratégicos aprovados pela Diretoria para 2017-2020 tem como objetivo abordar este desafio.

Nós assumimos esse desafio todos os dias do ano, e continuaremos trabalhando para promover a diversidade e uma maior participação da mulher na comunidade de LACNIC.

CHK_LACNIC