RPKI (FAQ)

Como acesso o sistema RPKI do LACNIC?

Pode acessar clicando no seguinte link: http://rpki.lacnic.net

Como o RPKI melhora a segurança do roteamento da Internet?

O RPKI é uma infraestrutura de chave pública que fornece mais ferramentas a um provedor para verificar o direito de uso por parte de um cliente de um recurso da Internet. Por exemplo, se um cliente solicitar o roteamento de um determinado bloco de endereços de um determinado ASN, o provedor pode pedir o material criptográfico correspondente e verificá-lo, seguindo a hierarquia RPKI.

O RPKI substitui os Internet Routing Registry?

Substitui, não. O RPKI é uma infraestrutura de chave pública que pode ser usada para gerar filtros em roteadores. O RPKI não vai substituir os IRR, uma vez que não implementa várias funcionalidades que estes têm (como o registro de políticas por ASN). Não obstante isso, a seção IRR da plataforma MiLACNIC usa os ROA gerados como fonte de informações.

O que é o sequestro de recursos?

O sequestro de recursos pode ocorrer quando um ASN anuncia nosso prefixo como está ou com um prefixo maior, seja por engano ou malícia. O projeto FORT explica o que são os sequestros de rota e mede os sequestros de rota na região por meio do Monitoramento FORT. O caso mais conhecido de um sequestro de rotas foi o da Pakistan Telecom. Mais informações no seguinte vídeo.

Como é um certificado RPKI?

As duas particularidades mais marcantes de um certificado RPKI são:

  • inexistência de informações de identificação do titular do certificado
  • uso de extensões para a inclusão de endereços IPv4, IPv6 e ASN (essas extensões foram definidas no documento RFC 3779).
Meus roteadores devem suportar o RPKI? soport ar RPKI?

Para poder gerar certificados e ROA não é necessário que seus roteadores suportem RPKI. No entanto, para que os roteadores tomem decisões de roteamento com base na autenticidade das rotas baseadas no RPKI, é necessário um software de roteamento que suporte RPKI.

Com o RPKI, cada organização precisa manter uma Autoridade Certificadora (CA)?

O projeto RPKI do LACNIC, suporta duas modalidades: delegada e hospedada. O LACNIC fornece o serviço hospedado, onde as organizações associadas podem (com acesso a uma página web simples) realizar todas as tarefas relacionadas à arquitetura RPKI sem a necessidade de uma autoridade certificadora (CA).

Que roteadores suportam validação de origem no RPKI?

A maioria dos fornecedores de equipamentos já suportam validação de origem. Entre eles, Cisco System, Juniper Network, Quagga, Mikrotik, Huawei.

Como eu posso verificar que as minhas rotas estão corretamente assinadas?

Para verificar que seus prefixos foram assinados corretamente e que não há erros marcando rotas como inválidas, você pode acessar à ferramenta de validação de origem do LACNIC: https://milacnic.lacnic.net/lacnic/rpki/state

CHK_LACNIC