Fases de Esgotamento do IPv4

Esta seção informa à Comunidade sobre os processos e estágios que envolvem o esgotamento de endereços do protocolo IPv4 na região do LACNIC, assim como as mudanças que existem nos procedimentos e a estimativa de tempo para resposta, dependendo da fase.

Quando falamos em esgotamento IPv4, estamos nos referindo a uma fase de reservas nas quais as alocações são restritas em tamanho e em periocidade. Essas restrições foram definidas nas políticas apresentadas no Fórum Público, com o objetivo de serem discutidas pela comunidade.

Graças a essas políticas prevemos uma melhor administração dos recursos para um esgotamento gradual do IPv4, bem como para permitir o acesso a novos atores que queiram iniciar suas atividades de Internet no futuro.

Quando falamos em esgotamento, queremos dizer que o LACNIC não terá suficientes endereços para cobrir as necessidades de endereçamento IPv4 de nossos associados.

O término do protocolo IPv4 abrange 4 estágios fundamentais, detalhadas a seguir:

Esta fase começou no dia 15 de Fevereiro de 2017.

Esta reserva é o último espaço disponível do LACNIC. É composto por blocos IPv4 pós-esgotamento designados pela IANA, junto com blocos recuperados e devolvidos. No passado 19 de agosto de 2020, o LACNIC esgotou seu pool de endereços IPv4 contando apenas com recursos recuperados e devolvidos, e uma reserva destinada exclusivamente a infraestrutura crítica.  O número de blocos recuperados ou devolvidos é dinâmico, e desde março de 2020 os recursos passam por um período de quarentena para serem liberados gradativamente ao completar os 6 meses. Deste espaço, somente poderão ser feitas designações entre um /22 e um/24. Cada associado novo poderá receber apenas uma designação inicial desse espaço.

As organizações cujas sedes estejam localizadas no México ou no Brasil devem pedir os recursos aos NIR correspondentes.

Nesta etapa, somente os associados do LACNIC que não tenham recebido IPv4 anteriormente podem pedir endereços IPv4. Somente quando tiverem recursos IPv6 designados, o pedido do IPv4 entrará na lista de espera para ser analisado. É importante esclarecer que estar na lista de espera não garante que receberá os recursos; cada pedido requer a análise correspondente.

Mais informações sobre os requisitos para receber IPv4 e IPv6: https://www.lacnic.net/solicitar-ip

Relatório de Alocações IPv4 - Fase 3

Começo da phase 3: 15/Fev/2017

A seguir, detalhamos o estado do bloco IPv4 correspondente a esta fase:

 

Lista de espera para receber endereços IPv4

Estado do bloco IPv4 - Fase 3

O gráfico abaixo detalha a distribuição dos blocos IPv4 correspondente à Fase 2.

O gráfico abaixo detalha a distribuição dos blocos IPv4 para infraestrutura crítica correspondente à Fase 2.

Número de IPs alocados por mês - Fase 3

Este gráfico mostra o número de endereços IPs alocados por mês durante a Fase 3.

Número de alocações por mês - Fase 3

Este gráfico mostra o número de alocações realizadas por mês durante a Fase 3.

Esta fase começou o dia 10 de Junio de 2014 sendo alocados recursos IPv4 até esgotar o bloco /10 reservado para a fase 2.

Nesta fase é ativado o ponto 11.2 do manual de políticas, onde será reservado um bloco de prefixo /10 para uma terminação gradativa.

Nesta etapa, somente poderão ser designados blocos desde um prefixo /24 até um /22, podendo receber um bloco adicional a cada 6 meses. Essa mecânica será levada a cabo da mesma forma todos os dias até atingir o momento em que acabe o /10 reservado para terminação gradativa.

Gestão de Pedidos:

Os pedidos serão processados por ordem de chegada através de um sistema de bilhetes. Tanto o NIR do México (NIC.MX) quanto o do Brasil (NIC.br), administram seus bilhetes independentemente de LACNIC. O pedido que estiver incompleto e requeira informações adicionais do solicitante passa ao final da fila de bilhetes e será respondido quando voltar a chegar a esse bilhete, uma vez que o cliente tenha fornecido as informações necessárias.

Uma vez cumpridos todos os requisitos para sua aprovação, o hostmaster irá carregar os dados do pedido em um formulário web com as seguintes informações:

  • Número de Bilhete
  • Data e horário UTC de ingresso do pedido.
  • Bloco pré-aprovado.

Essas informações serão enviadas a um sistema de pré-aprovações que vai ordená-las automaticamente da mais velha à mais nova, levando em conta a data de criação do bilhete do cliente.

Com base nessa lista ordenada, o sistema de pré-aprovações vai revisar todos os dias às 07:00 horas UTC que exista suficiente espaço disponível da reserva de terminação gradativa para poder designar as pré-aprovações selecionadas.

Caso haja suficiente espaço para fazer todas as designações, no dia seguinte, os hostmasters receberão um e-mail enviado desde esse sistema, imediatamente depois de processado o algoritmo, indicando que podem proceder a designar o espaço pré-aprovado.

No caso de se tratar de um pedido adicional procede-se a designar no dia útil seguinte à pré-aprovação.

No caso de se tratar de um pedido inicial ou de um pedido adicional que gere uma fatura por mudança de categoria, o bloco pré-aprovado vai se manter reservado por 14 dias na espera do pagamento e acordo de serviços, se este for requerido, e a designação será feita depois de receber o pagamento e acordo de serviços. Se depois de 14 dias ainda não foi recebido o pagamento, o bloco perderá sua qualidade de reservado e o cliente deverá enviar um novo pedido. O bloco vai ficar liberado e disponível no pool central, desde onde os hostmasters poderão pré-aprová-lo para uma nova designação.

Este mecanismo será o mesmo durante todos os dias até o momento em que acabe o /11 reservado para terminação gradativa. Nesse momento o sistema de pré-reservas enviará um e-mail para os hostmasters indicando que não há o suficiente espaço para designar todas as pré-reservas e mandará a lista dos pedidos pré-aprovados na ordem em que foram enviados pelo cliente, em horário UTC. Com essa lista o comitê de designações indicado por LACNIC/NIR, formado por um representante de cada organização, vai fazer uma revisão manual da ordem de chegada e espaço solicitado, corroborando informações e informando a todos os hostmasters quais organizações conseguiram receber IPv4 da reserva de terminação gradativa. Os hostmasters deverão realizar as designações conforme o caso no dia útil seguinte.

Os membros cujos pedidos iniciais não tenham podido ser designados da reserva de terminação gradativa, receberão uma designação de até um /22 da reserva de novos membros, ativando assim a Fase 3, informando que esse espaço já corresponde à reserva da política 11.1 pelo que esse será o primeiro e último pedido de recursos IPv4 que LACNIC/NIR poderá designar. Todos aqueles pedidos adicionais abertos no sistema de bilhetes deverão receber a informação de que a reserva de terminação gradativa tem se acabado pelo que LACNIC/NIR não poderão realizar qualquer designação adicional de IPv4.

A fim de aumentar a transparência na gestão dos pedidos, vai ser criado um iFrame no site de LACNIC onde os clientes poderão ver a lista ordenada do número de bilhetes e identificar em que lugar da fila de pré-aprovação está seu pedido. Os pedidos pré-aprovados serão ordenados na ordem em que foi recebido o pedido inicial do cliente.  

Critérios de Avaliação:

  • Os pedidos serão processados segundo o estipulado no capítulo 11.2 do manual de políticas.
  • Os pedidos deverão cumprir os requisitos de pedido inicial ou adicional estabelecidos no capítulo 2 do manual de políticas.
  • A partir deste momento deixam de existir análises conjuntos entre LACNIC e NIR para pedidos de IPv4.
  • A partir deste momento não são mais feitos pedidos em conjunto entre hostmasters dentro dos NIR ou LACNIC.

Designações:

As designações serão realizadas diretamente pelo hostmaster no dia útil seguinte de ser realizada sua pré-aprovação.

Lista de Solicitações Aprovadas

Relatório de Alocações IPv4 - Fase 2

O dia 10 de Junho de 2.014 tem sido ativado a fase 2 do período de esgotamento, tendo alcanzado os últimos dois  blocos /11 disponíveis no inventário do pool de endereçamento IPv4 de LACNIC.

O estado do bloco IPv4 correspondente a esta fase se detalha a seguir:

Endereços IPv4 reservadas para a Fase 2 (/10): 4194304

Endereços IPv4 alocados deste bloco:

Endereços IPv4 disponíveis deste bloco:

Última data de atualização:

Estado do bloco IPv4 /10- Fase 2

Na seguinte gráfica se mostra a forma em que tem sido distribuído o bloco /10 correspondente à Fase 2. Ver gráfico dinâmico.

Quantidade de IPs alocados por mes - Fase 2

Esta gráfica mostra a quantidade de endereços IPs alocados por mês durante a Fase 2. Ver gráfico dinâmico.

Esta gráfica mostra a quantidade de solicitações IPv4 aprovadas por mês durante a Fase 2. Ver gráfico dinâmico.

Projeção de esgotamento - Fase 2

Tomando em consideração o comportamento das alocações desde Junho de 2.014, momento em que foi ativada esta fase, abaixo se mostra uma projeção com diferentes modelados com as possíveis datas de esgotamento. Ver gráfico dinâmico.

Data de execução: 2017-02-15

Fin da fase 2 modelo 1: 2017-04-09     Fator de erro: 0.9942795187630591
Fin da fase 2 modelo 2: 2017-02-24     Fator de erro: 0.9989379863136172
Fin da fase 2 modelo 3: 2017-03-01     Fator de erro: 0.9989256216121833
Data ponderada de finalização: 2017-03-12

Nota: a projeção realizada é baseada ao espaço já alocado, não tendo em consideração o espaço reservado para as solicitações aprovadas. Se deseja consultar a lista dos prefixos reservados pode visitar a seguinte liga Solicitações aprovadas

Esta fase começou o dia 19 de Maio de 2014 sendo alocados recursos IPv4 até ter atingido o bloco /10 reservado para a fase de esgotamento gradual.

Gestão de Pedidos:

Os pedidos serão processados por ordem de chegada através de um sistema de bilhetes. Tanto o NIR do México (NIC.MX) quanto o do Brasil (NIC.br), administram seus bilhetes independentemente de LACNIC. O pedido que estiver incompleto e requeira informações adicionais do solicitante passa ao final da fila de bilhetes e será respondido quando voltar a chegar a esse bilhete, uma vez que o cliente tenha fornecido as informações necessárias.

Uma vez cumpridos todos os requisitos para sua aprovação, o hostmaster irá carregar os dados do pedido em um formulário web com as seguintes informações:

  • Número de Bilhete
  • Data e horário UTC de ingresso do pedido.
  • Bloco pré-aprovado.

Essas informações serão enviadas a um sistema de pré-aprovações que vai ordená-las automaticamente da mais velha à mais nova, levando em conta a data de criação do bilhete do cliente.

Com base nessa lista ordenada, o sistema de pré-aprovações vai revisar todos os dias às 03:00 horas UTC que exista suficiente espaço disponível para poder designar as pré-aprovações selecionadas.

Caso haja suficiente espaço para fazer todas as designações, no dia seguinte, os hostmasters receberão um e-mail enviado desde esse sistema indicando que podem proceder a designar o espaço pré-aprovado.

No caso de um pedido adicional procede-se a designar no dia útil seguinte à pré-aprovação.

No caso de se tratar de um pedido inicial ou de um pedido adicional que gere uma fatura por mudança de categoria, o bloco pré-aprovado vai se manter reservado por 30 dias na espera do pagamento e acordo de serviços, se este for requerido, e a designação será feita depois de receber o pagamento e acordo de serviços. Se depois de 30 dias ainda não foi recebido o pagamento, o bloco perderá sua qualidade de reservado e o cliente deverá enviar um novo pedido. O bloco vai ficar liberado e disponível no pool central, desde onde os hostmasters poderão pré-aprová-lo para uma nova designação.

Este mecanismo será o mesmo durante todos os dias até o momento em que não possa ser atendido o tamanho do pedido desejado pelo cliente. Nesse momento o sistema de pré-reservas enviará um e-mail para os hostmasters indicando que não há o suficiente espaço para designar todas as pré-reservas e mandará a lista dos pedidos pré-aprovados na ordem em que foram enviados pelo cliente, em horário UTC. Com essa lista o comitê de designações indicado por LACNIC/NIR, formado por um representante de cada organização, vai fazer uma revisão manual da ordem de chegada e espaço solicitado, uma vez analisada a lista, o comitê vai informar todos os hostmasters quais organizações conseguiram receber IPv4 do espaço regular. Os hostmasters deverão realizar as designações conforme o caso.

No caso de que o último pedido da fila de pré-aprovações não possa ser atendido completamente, será oferecido o espaço do estoque regular, que somado chegue tão próximo quanto possível ao total solicitado. Vale a pena mencionar que o membro tem a potestade de rejeitar a designação do pool regular proposta por LACNIC/NIR, se considerar que está muito desagregada. Se o membro renunciar à designação, então poderá receber apenas até um /22 da reserva do 11.2, uma vez que o pool regular estiver esgotado. O espaço disponível resultante da rejeição por parte do cliente de uma pré-designação será designado ao seguinte pedido na lista de pré-aprovações.

As entidades cujos pedidos não tenham podido ser designados com o espaço regular, receberão uma designação de até um /22 da reserva de Terminação Gradativa, ativando assim a Fase 2. Ao mesmo tempo será informado que esse espaço já corresponde à reserva da política 11.2 pelo que o seguinte pedido, caso precise mais IPv4, não poderá ser realizado até seis meses depois.

A fim de aumentar a transparência na gestão dos pedidos, vai ser criado um iFrame no site de LACNIC onde os clientes poderão ver a lista ordenada do número de bilhetes e identificar em que lugar da fila de pré-aprovação está seu pedido. Os pedidos pré-aprovados serão ordenados na ordem em que foi recebido o pedido inicial do cliente.

Critérios de Avaliação:

  • Os pedidos serão processados segundo o estipulado no capítulo 2 do manual de políticas e as designações serão adjudicadas com base na necessidade justificada.
  • Os pedidos iguais ou maiores a /15 são avaliados em forma conjunta com os NIR e LACNIC.
  • Os pedidos iguais a /16 são avaliados em conjunto por 2 hostmasters dentro da mesma organização.

Designações:

As designações serão realizadas diretamente pelo hostmaster de cada organização no seguinte dia útil de sua pré-aprovação.

Observações importantes:

É importante mencionar que na fase 1 LACNIC/NIR não poderão garantir agregação nas designações. Isso quer dizer que, por exemplo, uma organização que solicite um /14, poderá receber vários prefixos que totalizam um /14 cumprindo assim com a quantidade de endereços IP solicitados em somatórias de bloques menores.

Esta fase começou em Outubro de 2013 sendo alocados recursos IPv4 até ter atingido o último /9 disponível.

Gestão de Pedidos:

Os pedidos serão processados por ordem de chegada através de um sistema de bilhetes. Tanto o NIR do México (NIC.MX) quanto o do Brasil (NIC.br), administram seus bilhetes independentemente de LACNIC. O pedido que estiver incompleto e requeira informações adicionais do solicitante passa ao final da fila de bilhetes e será respondido quando voltar a chegar a esse bilhete, uma vez que o cliente tenha fornecido as informações necessárias.

Critérios de Avaliação:

  • Os pedidos serão processados segundo o estipulado no capítulo 2 do manual de políticas e as designações serão adjudicadas com base na necessidade justificada.
  • Os pedidos iguais ou maiores a /15 são avaliados em forma conjunta com os NIR e LACNIC.
  • Os pedidos iguais a /16 são avaliados em conjunto por 2 hostmasters dentro da mesma organização.

Designações:

Uma vez aprovado o pedido, as designações são realizadas diretamente pelo hostmaster de cada organização.

Observações importantes:

Devido a esses novos procedimentos, os tempos de análise poderiam variar significativamente.

CHK_LACNIC