ASO, NRO

Participação na Comunidade Internacional

Em nível global, há, além do LACNIC, cuja área de serviço é a América Latina e o Caribe, outros quatro Registros Regionais de Internet que fornecem seus serviços nas diferentes regiões do mundo: AfriNIC, o último Registro Regional reconhecido pela ICANN (oferece seus serviços à região Africana), APNIC (cobre a região do Pacífico e da Ásia) ARIN (faz a cobertura na região da América do Norte e parte do Caribe) e  RIPE NCC (Europa e Oriente   Médio).AfriNIC   

ASO

ASO (Address Supporting Organization), organização assessora e suporte da ICANN em questões relacionadas aos números e endereços, estabeleceu-se formalmente em outubro de 1999, quando os diretores de APNIC, ARIN e RIPE NCC, os três Registros Regionais da Internet existentes naquele momento, assinaram um memorando de entendimento (MoU). Os RIR tinham proposto a formação da ASO em 23 de julho de 1999, através de uma carta dirigida ao presidente interino da ICANN.

A criação dessa organização introduziu a ICANN no sistema de formulação de políticas globais sobre questões relacionadas com o espaço de endereços da Internet que já existia e estava funcionando entre os RIR. A existência dos RIR é anterior à existência da ICANN.

O Conselho de Endereços (Address Council) do ASO, integrado por três representantes de cada registro regional, encarrega-se de supervisionar e desenvolver recomendações em matérias de políticas de endereçamento IP e de aconselhar à diretoria da ICANN nestes aspectos. Outros entre seus principais papéis é o de designar 2 integrantes da diretoria da ICANN.

Dos 3 integrantes do Conselho de Endereços do ASO, dois são eleitos pelo fórum público de cada registro regional e o terceiro é nomeado pela Diretoria de cada RIR.

Os atuais representantes da região do LACNIC no Conselho de Endereços (AC) do ASO são:

Nome País Período
Jorge Daniel Villa Cuba 1 jan 2024 / 31 dez 2026
Ricardo Patara Brasil 1 jan 2022 / 31 dez 2024
*Esteban Lescano Argentina mar 2023 / 31 mar 2024

*Nomeado pela diretoria de LACNIC

Membros anteriores

Revisão da ASO

NRO

A fim de dar um âmbito visível para as atividades de cooperação, em 24 de outubro de 2003 os RIR (APNIC, ARIN, LACNIC e RIPE NCC) formaram a NRO (Number Resource Organization ou Associação de Recursos Numéricos).

Em 21 de outubro de 2004 a NRO e a ICANN assinaram um memorando de entendimento, estabelecendo que a NRO assume o papel, as responsabilidades e as funções da ASO, conforme definido nos Estatutos da ICANN.

Depois de seu reconhecimento oficial como RIR, em 27 de abril de 2005, AFRINIC se tornou o quinto membro da NRO e, portanto, parte do memorando de entendimento entre a ICANN e a NRO.

Os principais objetivos do NRO são:

  • proteger o espaço de endereços ainda não utilizado
  • promover e proteger o processo de desenvolvimento de políticas abertas e participativas
  • servir como mecanismo de coordenação dos Registros Regionais em temas de interesse comum
  • atuar como nexo entre os RIRs e a comunidade da Internet em geral.

Páginas relevantes relacionadas a esta sessão:

CHK_LACNIC