Programa de Bolsas

O programa de bolsas do LACNIC visa apoiar os membros da comunidade da Internet da América Latina e Caribe interessados em participar nos eventos do LACNIC. Foi implementado em 2003 e oferece apoio a mais de 100 pessoas da região por ano.

Durante os eventos do LACNIC, os beneficiários do programa de bolsas têm a oportunidade de receber treinamento e capacitação técnica, de participar nos fóruns e conferências, bem como de interagir e compartilhar experiências com colegas da indústria.

Esta troca de experiências fará com que fiquem mais capacitados para lidar com as operações diárias em suas organizações, além de contribuir para o desenvolvimento de seus empreendimentos profissionais.

Da mesma forma, é a oportunidade de participar nas instâncias chaves da organização: o Fórum Público de Políticas e a Assembleia Anual de Associados, processos fundamentais onde é importante contar com a participação e a representação da comunidade regional.

Através desse programa, o LACNIC proporciona bolsas de apoio financeiro para participar em suas duas reuniões semestrais (a segunda, conjuntamente com o evento de LACNOG).

As modalidades de apoio a serem eleitas podem ser as seguintes:

  • Financiamento da passagem aérea ida e volta desde o local de residência do solicitante até a cidade onde será desenvolvido o evento, assim como a isenção do pagamento da taxa de inscrição.
  • Pagamento da hospedagem na cidade de destino durante os dias do evento e isenção do pagamento da taxa de inscrição.
  • Isenção do pagamento da taxa de inscrição para os solicitantes locais.

Entre as candidaturas recebidas, é realizado um processo de seleção no qual são usados diferentes critérios de acordo com o tipo de reunião à qual irão participar. Como critério geral procura-se contemplar que o grupo de bolsistas selecionados represente a maior diversidade de setores (provedores de serviços da Internet, academia, sociedade civil, governos, privados), gênero e nacionalidades da região, priorizando as pessoas que ainda não tiverem ganho uma bolsa do LACNIC.

CHK_LACNIC