Recursos legados

O que são os recursos legados?

São considerados recursos legados aqueles que foram designados antes do surgimento dos RIR (Registros Regionais da Internet). Todo recurso da Internet (bloco IP, ASN) com data de designação anterior a 28 de dezembro de 1997 é considerado legado. Com o surgimento dos RIR, os recursos da Internet começaram a ser designados por essas organizações.

A distinção é importante porque após a sua criação, cada registro começou a desenvolver e usar suas próprias políticas de designação dos recursos da Internet.

Os recursos designados depois da data mencionada são regidos pelas políticas existentes que foram propostas e aprovadas pela comunidade em cada região. Esses recursos estão sujeitos a quotas pela designação e também pela renovação ou pela manutenção.

No que diz respeito ao LACNIC, as organizações que recebam blocos IPv4 (ISP ou usuários finais) começarão a fazer parte da membresia, ganhando o direito de estar presente nos eventos e capacitações organizados pelo LACNIC, votar nas diferentes instâncias eleitorais e participar da assembleia de associados com voz e voto.

Todos os recursos sob a responsabilidade do LACNIC podem ser gerenciados através de MiLACNIC

Entrar a MiLACNIC

 

Perguntas frequentes

Podem ser feitas transferências de recursos legados?

A transferência de recursos legados de uma organização é possível, desde que a mesma resulte de uma transação legal que possa ser verificada a partir de documentação apropriada. Mais detalhes em: link

Os recursos legados transferidos não vão mais ser considerados assim, e a organização que recebe a custódia sobre os mesmos terá direito de membresia se os recursos transferidos forem blocos IP. Os recursos transferidos estarão sujeitos a taxa de renovação.

As organizações com custódia de blocos IP legados não poderão solicitar blocos IPv4 adicionais devido à fase 3 do período de esgotamento em que nos encontramos. Entretanto, podem solicitar blocos IPv6 ou ASN.

Uma vez aprovada a designação do bloco adicional (somente IPv6 ou IPv4 devido a transferência) e/ou ASN, os blocos anteriores não vão ser mais considerados legados. Nesse caso, a organização vai ter direito de membresia do LACNIC e estará sujeita às taxas em vigor de renovação para os blocos IP. A categoria da organização será calculada considerando tanto o bloco adicional recém aprovado quanto os blocos anteriores.

Se eu tiver recursos legados, posso me associar ao LACNIC?

As organizações que tenham recebido recursos legados também podem se associar ao LACNIC, para o que deverão preencher um formulário de membresia e depois fazer o pagamento da taxa correspondente. Mais detalhes em: link

Existe alguma diferença entre recursos legados e não legados?

Existe não, ambos os tipos de recursos são válidos e podem ser usados normalmente pela organização que tem a sua custódia. Sua diferença está na designação, quer dizer, os recursos legados foram designados antes do surgimento dos RIR, enquanto os não legados foram designados pelos RIR de acordo com as políticas propostas e aprovadas pela comunidade de cada região.

Como atualizar as informações de recursos legados?

O processo de atualização dos recursos transferidos para o LACNIC tem o objetivo de associar um contato técnico ao recurso e um contato administrativo à organização que tem sua custódia. Para fazer essa atualização, escreva para hostmaster [at] lacnic [.] net solicitando assistência neste processo. Eles indicarão passo a passo como atualizar essas informações. Se, além do processo de atualização, você precisar corrigir ou alterar o nome da organização, solicite uma transferência de recursos.

Uma organização com bloco IP legado pode solicitar blocos adicionais?

Devido à fase de esgotamento do IPv4 em que estamos hoje (fase 3), nenhuma organização que tenha recursos IPv4 alocados ou designados pelo LACNIC (ou pelas organizações que precederam o LACNIC) poderá receber espaço IPv4 adicional. Durante essa fase, somente as organizações que não tiverem designações desse protocolo poderão receber espaço IPv4.

As organizações que tenham blocos IP legados não poderão solicitar espaço IPv4 adicional durante a fase 3 de esgotamento.

CHK_LACNIC